segunda-feira, 27 de junho de 2011

A necessidade do silêncio


Vivemos num mundo onde tudo tornou-se rápido , agitado , descartável, até mesmo as relações pessoais.
A internet nos dá mais informações do que podemos absorver. Somos exigidos a produzir muito , cada vez mais rápidos, com metas cada vez mais altas.
E eu me pergunto : com que qualidade ?
Qual  a qualidade de nossas relações pessoais? Qual  a qualidade do tempo que estamos em nosso trabalho? Qual a qualidade de tempo com nossos entes queridos?
Chega um tempo onde a vida nos coloca em situações onde somos obrigados a pensar sobre essas questões que o mundo nos apresenta, e a repensar que valores temos e queremos para uma nossas etapas de vida.
Quando estamos nessa reflexão é necessário darmos voz ao nosso Eremita interno.
Está carta do Tarot nos aponta a imensa necessidade de paciência para absorver as adversidades, lidarmos com elas e com isso aprendermos a tirar lições delas.
Para tal é importante usarmos o conhecimento que já obtivemos em outras ocasiões, o conhecimento  de quem somos ou o que pensamos ou quanto aguentamos.
Nesse sentido, o silêncio , o estar só consigo mesmo é essencial.
Quem tem medo do silêncio, de conviver consigo mesmo, ainda não se ama. 
Ainda não sabe o valor de suas experiências boas ou difíceis.
Ainda não alimentou  a luz de sua lanterna, que iluminará seu caminho sempre.
Mário Quintana dizia que " devemos cuidar do jardim e não correr atrás das borboletas", pois então, cuidar de um jardim é trabalhoso.
O ancinho e arar a terra podem ferir as mãos, o adubo cheira mal, não temos a certeza de que a semente plantada florescerá.
E mesmo após o plantio, o silêncio do processo pode ser massacrante, pois só quem tem Fé crê que ali debaixo  da terra, há um processo acontecendo.
Mas é nesse silêncio que os processos de alimentação da semente pela terra acontecem e quando menos esperamos a flor estará lá.
Como tudo na vida esses são ciclos e penso que, devemos aproveitá-los ao máximo.
Há uns dias, meu Eremita anda convivendo muito próximo  de mim e tenho percebido que a lanterna dele está sendo alimentada.
Onde está o seu Eremita?
Não esqueça: tudo que brilha com luz própria, nada pode apagar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário