sexta-feira, 1 de julho de 2011

Sobre vaidades....

http://vimeo.com/25483143

Penso ser difícil  deixar passar um assunto como Chico Buarque, que tantas reflexões trazem à tona.
Afinal ele, como um geminiano que é, inteligente, sensível, capaz de comunicar em suas letras e músicas tantas emoções diferentes, desde sua oposição a um regime, ao romantismo, passando pela 'malandragem' da vida, só agora descobriu que as pessoas podem odiá-lo.  Que as pessoas são hipócritas e o cumprimentavam na rua e o xingavam na internet.
Isso me chocou ! Minha primeira reação foi : onde vive esse ser???
Tudo bem, conheço inúmeras pessoas que não são adeptas das tecnologias atuais, Zeca Baleiro é um deles. Não tornou-se adepto de Twitter e Facebook exatamente por ter pesquisado  e visto que não queria perder tempo nisso , pois viu que esse paradoxo hipócrita é o vigente.
Então onde vive Chico Buarque, que à entrada da velhice descobre que sua zona de conforto não é tão estabelecida como imaginava?
Vemos aí uma consequência da vaidade. Foi sempre tão valorizado , endeusado, que se achava intocável.
Já diriam os avós: 'quanto maior o coqueiro, maior o tombo'. É ponto pacífico.
Por isso quando me perguntam se eu acho o dinheiro o maior mal  da humanidade, eu digo não.
O maior mal  da humanidade é a vaidade. Pois as pessoas em sua maioria não possuem dinheiro o bastante, porém vivem elaborando situações para parecerem mais competentes que seu colega, mais bem vestidas que as amigas, saltam de um emprego  a outro atras de status, transmitem fofocas para prejudicar outrem.
Enfim.....atitudes anti éticas, desleais, desnecessárias, frutos de uma auto estima baixa, de pouco reconhecimento de seu valor e principalmente da preguiça de investir em seu conhecimento , sua experiência.
Resultado  de uma sociedade pós moderna e midiática, ou seja, vale o que aparento  e não o que sou.
Onde o que é importante é resolver meus desejos, pouco importando o desejo do outro ou do coletivo.
Diabo - Taro Mitológico

As redes sociais permitem que esses danos causados pela vaidade sejam mais drásticos e rápidos por sua disseminação tão rápida. É uma ferramente poderosa na destruição de pessoas.
Por isso pergunto a vc : há quantas anda sua vaidade ? Quais os gestos tem sido mais comum em sua vida?
Como vc vem usando as redes sociais?
Penso ser importante refletirmos sobre isso pois o mundo não se deteriora apenas pelo efeito estufa ou questões ambientais , mas por questões relacionais também !

Nenhum comentário:

Postar um comentário